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4. Critérios de desempate – Guia para o Diretor de Torneio

Terminado o tempo regulamentar de 15 minutos por rodada, será permitida uma jogada a mais para cada competidor. Caso ainda não haja um vencedor declarado, serão aplicados os critérios descritos abaixo.

4.1. ABALONE

Para o DT declarar o resultado de uma partida não terminada de Abalone, deve seguir os seguintes critérios:

  • O número de esferas que cada jogador ainda possui no tabuleiro;
  • O potencial relativo de cada jogador na formação das suas esferas para empurrar as do oponente para fora do tabuleiro;
  • O número de esferas do oponente que precisam ser empurradas para que o jogador vença;
  • O jogador com 3 (três) esferas de vantagem é declarado vencedor.

Na maioria dos casos, uma vantagem de 2 (duas) esferas deve ser suficiente para declarar o vencedor, mas nesse caso a disposição de esferas no tabuleiro deve ser levada em consideração. Pode haver casos em que o jogador, mesmo com 2 (duas) esferas de vantagem, não tenha chances claras por causa de uma disposição fraca das outras esferas no tabuleiro.

Uma esfera de vantagem não é suficiente para declarar um vencedor, a menos que o jogador em vantagem precise empurrar apenas uma esfera do adversário para vencer e é visível que este movimento estava próximo de acontecer.

Quando os dois competidores possuírem um número igual de esferas, o DT declara o jogo empatado, exceto em casos extraordinários em que é visível que um dos jogadores faria a próxima jogada para vencer.

4.2. QUORIDOR

É raro que seja necessário declarar o resultado de uma partida não terminada de Quoridor, uma vez que costumam terminar no tempo estipulado. Se, entretanto, for necessária a intervenção do DT, esta será baseada na avaliação das táticas apresentadas pela posição das peças no tabuleiro.

Um jogo de Quoridor que necessite da intervenção do DT está provavelmente perto do fim, sendo provavelmente visível qual dos jogadores tem mais chances de vencer. A vantagem se mostra quando um dos jogadores está perto da última fila ou com maior número de barreiras disponíveis para serem posicionadas.

Às vezes, uma jogada adicional seria suficiente para haver um vencedor. Neste caso, o DT pode pedir uma jogada extra para o competidor demonstrar como faria para vencer.

4.3. OCTI

A necessidade de declarar o resultado de um jogo de Octi é rara, pois este é um jogo de movimentos rápidos que costuma terminar antes dos outros jogos do torneio. Se a partida não terminar, é declarado vencedor o jogador com vantagem de peças, se não houver nenhum problema de posicionamento irregular.

Em qualquer caso, o DT decide baseado em seu conhecimento do jogo, determinando se um dos jogadores tem vantagem material e de posicionamento.

Algumas vezes é visível, no tabuleiro, o movimento necessário para um dos jogadores vencer a partida. Neste caso, o DT pode pedir ao jogador que demonstre como faria a sua próxima jogada.

4.4. DAMAS OLÍMPICAS

Declarar o resultado de um jogo não terminado de Damas é uma situação bem comum, mas não costuma ser simples. A posição mais frequente ocorre quando um dos jogadores tem uma Dama e o outro, duas Damas ou mais. É altamente recomendado pedir aos jogadores que continuem a jogar por mais alguns movimentos. Isso facilitará a decisão do DT, que poderá observar e perceber se o jogador com vantagem sabe realmente explorá-la.

4.4.1. Nenhuma Dama

Se não há nenhuma Dama em jogo, DT deve declarar o vencedor (ou o empate) conforme sua avaliação das possibilidades de jogadas que cada um dos jogadores teria para vencer o jogo.

4.4.2. Uma Dama vs. Nenhuma Dama

Nessa situação, a vitória é declarada ao jogador com a Dama. Exceção: Nas vezes em que o oponente em desvantagem claramente demonstra que faria uma Dama na sua próxima jogada.

  • Quando os dois jogadores têm SOMENTE Damas no tabuleiro:

4.4.3. Uma Dama vs. Duas Damas

Nessa situação, é declarado empate. Não é possível ganhar de um jogador que tem apenas uma Dama, pois este pode posicionar-se na diagonal e mover-se de ponta a ponta tornando todas as jogadas inúteis.

4.4.4. Uma Dama vs. Três Damas

Na maioria das vezes é declarado o empate. Entretanto, é importante dar ao jogador em vantagem a oportunidade de tentar vencer e perceber se o outro jogador sabe se defender. Se o jogador em vantagem não puder explicar como venceria, é declarado o empate.

4.4.5 Uma Dama vs. Quatro Damas (ou mais)

Nesse caso, o jogador com mais Damas é declarado vencedor por causa da vantagem que conseguiu adquirir no decorrer do jogo.