2. Fase Classificatória Nacional – Presencial -> (Classificatória para a Fase Internacional para jogadores de 4º ao 7º)
2.1. Participarão os alunos das equipes vencedoras dos Grupos na fase Classificatória Digital em local (São Paulo – Espaço Pernambucanas) e data (06 de maio de 2017) a serem definidos e comunicados com prévia antecedência pela organização das Olimpíadas;
2.2. Por limite de tempo e de participantes ocorrerão no máximo 7 rodadas por Grupo. O modelo de disputa em cada grupo dependerá da quantidade de equipes (jogadores) inscritas e serão configuradas pela organização das Olimpíada, como segue:
- Para grupos que contenham até 8 equipes, será utilizado o sistema “Round Robin” (todas equipes jogam entre si) para definição da pontuação;
- Para grupos que contenham mais do que 8 equipes, será utilizado o sistema de pareamento “Swiss Perfect” para definição das disputas e pontuação.
2.3. Premiação – Serão premiadas as equipes (Professor Responsável e Alunos) segundo o critério abaixo:
- Categoria de 4º a 7º
- 1º Lugar – Participação na Fase Internacional
- 2º Lugar e 3º Lugar – Prêmios a critério da organização
- Categoria de 8º e 9º
- 1º, 2º Lugar e 3º Lugar – Prêmios a critério da organização
- Todos os participantes receberão troféus, medalhas e certificados de participação.
2.4. As datas e horários da competição serão divulgados para todas as equipes de acordo com o calendário previamente estabelecido. A não participação da equipe no horário estipulado de uma determinada partida implicará na pontuação de valor 0 (zero) (WO) para todos da equipe. A não participação de um ou mais jogadores da equipe no horário estipulado implicará na pontuação 0 (zero) para o jogador ausente;
2.5. Na fase Classificatória Nacional Presencial as partidas dos jogos Octi e Quoridor acontecerão em “melhor de 3”;
2.6. Uma vez definido o horário de início do torneio, haverá um período de 10 (dez) minutos para que o jogador se apresente na mesa de jogo, caso contrário será considerado ausente.
2.7. Cada rodada será gerenciada por um formador Mind Lab chamado de Diretor de Torneio (DT);
2.8. O DT age como árbitro e tem total autoridade para julgar as partidas.
2.9. O DT é responsável por:
- Acompanhar a execução das rodadas presencialmente;
- Cronometrar a duração de cada rodada (15 min.)
- Determinar por meio de julgamento, com base no critério de avaliação das estratégias e critérios de desempate, os jogos que não tiverem terminado ao final do tempo estipulado (15 minutos);
- No caso de aplicar o critério de desempate o DT deverá apontar o vencedor no final de cada partida;
- Ponderar as diferenças de opinião entre os competidores, fazendo valer as regras de conduta estabelecidas pela MIND LAB. Podendo definir a penalidade até a desclassificação do torneio da equipe ou jogador que não agir de maneira ética;
- Organizar e preencher a planilha onde serão anotados os resultados e as somas de pontos acumulados em todos os jogos a cada partida;
- As planilhas serão preenchidas pelo DT com a devida identificação e rubricadas pelos jogadores participantes;
- O conteúdo das planilhas será validado por um auditor antes de ser inserido no sistema de pontuação;
- Os resultados parciais poderão ser exibidos no decorrer do torneio;
- O resultado final será divulgado no momento da premiação.
2.10. Critérios de pontuação:
- Serão adotados os seguintes critérios de pontuação por partida:
- Para chaves com quantidade de equipes pares:
- Vitória = 1 ponto para o jogador;
- Empate = 0,5 ponto para cada jogador;
- Derrota = 0 ponto para o jogador;
- Ausência = 0 ponto e Oponente Presente = 1 ponto.
- Para chaves com quantidade de equipes impares (idem acima) e a equipe em espera:
- Espera = Não haverá pontuação para o sistema “Round Robin”;
- Espera = 1 ponto para o jogador em espera para o sistema “Swiss System”.
- Para chaves com quantidade de equipes pares:
2.11. Critérios de desempate:
- Durante as Partidas
- Em não havendo um vencedor ao final dos 15 minutos de partida, o DT aplicará os critérios de desempate constantes no item 4. – Critérios de Desempate – Guia para o Diretor de Torneio
- Classificação – Desempate de Pontuação (equipe em seu grupo):
- 1º – Maior número de vitórias;
- 2º – Vencedor dos confrontos diretos;
- 3º – Maior soma dos pontos dos oponentes;
- 4º – Vencedor no confronto direto dos seguintes jogos na seguinte ordem: Octi, Quoridor, Damas e Abalone.